Aprovada candidatura de mais de 2 milhões e 700 mil euros para saneamento | POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Logo a cores 1 1280 720 1 1024 2500

No dia em que se comemoram os 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro, 7 de abril, a Câmara Municipal recebeu a notícia da aprovação da candidatura a fundos comunitários, no valor de 2 milhões e 725 mil euros, referente à “Extensão do Serviço de Águas Residuais, no Subsistema da ETAR Barreiro/Moita, no Município do Barreiro”. Esta candidatura prevê um conjunto de intervenções distribuídas por diversas zonas abrangidas pelo subsistema:

- Drenagem Doméstica da Rua dos Operários, Rua da Telha, Bairro da Quinta das Canas e Praceta Sete Portais;
- Drenagem Doméstica da Rua Monteiro Vinhais, Rua Particular António Pinto da Silva e Rua Gago Coutinho;
- Drenagem Doméstica da Rua Gago Coutinho;
- Drenagem Doméstica da Quinta Francisco Rodrigues;
- Drenagem Doméstica da Rua da Machada;
- Drenagem Doméstica do Bairro da Liberdade, Fonte do Feto e Quinta dos Carvalhos;
- Estação Elevatória do Bairro da Liberdade.
As intervenções preconizadas têm como objetivo aumentar a acessibilidade física ao sistema de drenagem de águas residuais, prevendo-se a expansão de redes de coletores do sistema em baixa em zonas que atualmente não possuem redes de recolha de águas residuais domésticas.
Na opinião da Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos, este “é mais um passo relevante num percurso longo de infraestruturação do Concelho. Hoje, reconhecemos a importância do saneamento básico no contributo para a qualidade da saúde pública. E o Município do Barreiro, mesmo estando já com 98% de efluentes tratados, continua o seu objetivo de atingir os 100%”. Sofia Martins salientou que “o Barreiro está de parabéns e, acima de tudo, os trabalhadores da Autarquia estão de parabéns porque a eles se deve todo este percurso de 80 anos e a candidatura hoje conquistada”.