Projeto Improver | Abastecimento de água no Barreiro escolhido para nova fase

Logotipo unica 1 1024 2500

O Sistema de Abastecimento Público de Águas do Barreiro foi escolhido, no âmbito do IMPROVER - Improved risk evaluation and implementation of resilience concepts to Critical Infrastructure, para passar a uma nova fase do projeto.

Recorde-se que o sistema de abastecimento de água no Barreiro era um dos quatro casos de estudo do Projeto IMPROVER, a par do troço da Autoestrada A31 (França), Porto de Oslo e Região de Oresund, na Dinamarca. Este projeto engloba cerca de 10 institutos e universidades de vários países europeus, nomeadamente da Dinamarca, França, Inglaterra, Bélgica, entre outros. Em Portugal, o parceiro neste projeto é o Instituto de Novas Tecnologias (INOV).
Assim, para esta nova fase do projeto, passaram o Sistema de Abastecimento de Água do Barreiro e troço da Autoestrada A31, em França.
A nova fase consiste em demonstrações práticas do modelo de avaliação da resiliência dos sistemas face a cenários de catástrofes ou incidentes que irão ser em breve discutidos e escolhidos.
De acordo com a Vereadora Sofia Martins “esta é uma excelente notícia para o Barreiro, relevando a importância que o nosso sistema de abastecimento tem vindo a ter e a qualidade que o mesmo tem vindo a ganhar. É uma mais valia para o abastecimento público no sentido em que nos permitirá aprofundar os mecanismos e a preparação da melhor resposta que pretendemos dar em caso de incidente ou algum tipo de catástrofe”. A Vereadora reforça ainda que este “é o resultado de um longo caminho que tem sido percorrido na infraestruturação, investimento e capacitação dos serviços de águas e saneamento, do ponto de vista operacional e técnico”.

Contexto:
As infraestruturas críticas – abastecimento de água, energia, gasóleo e redes viárias - desempenham funções fundamentais para a sociedade e economia e a sua inoperacionalidade causa prejuízos elevados.
Com uma sociedade Europeia interligada, países e infraestruturas dependem cada vez mais dos seus vizinhos, tanto em condições normais de funcionamento como em caso de incidente.

Objetivo do Projeto IMPROVER:
O objetivo geral do projeto IMPROVER é melhorar a resiliência das infraestruturas críticas Europeias a crises e catástrofes, através da implementação de combinações de conceitos de resiliência social, organizacional e tecnológica.
Este objetivo será concretizado com o desenvolvimento de uma metodologia baseada em técnicas de avaliação de risco e será apoiada por uma avaliação dos impactos positivos de diferentes conceitos de resiliência em infraestruturas críticas.